quarta-feira, 25 de julho de 2012

FAMEL - Um pouco sobre a história da marca.


A FAMEL - Fábrica de Produtos Metálicos Ltda., foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de 60 a 80.
Sediada em Águeda, e com motores maioritariamente Zündapp, a Famel produziu inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas português, entre 1960 e 1980. O último modelo saiu em 1997, designado como Famel Electron. Actualmente as instalações da fábrica encontram-se em devoluto e em elevado estado de degradação na EN1 à entrada de Mourisca do Vouga - sentido Lisboa-Porto.
Com a entrada de Portugal na CEE, a empresa não resistiu à concorrência vinda da Europa, tendo decretado falência em 2002, após vários processos em tribunal, relativos a cobranças de dividas. Porém a falência da companhia alemã Zündapp em 1984 prejudicou a FAMEL, que dependia muito dos motores da alemã para o fabrico das suas motos. É, portanto, pós 1984 que a empresa portuguesa inicia um ciclo descendente muito acentuado.
A motorizada mais emblemática que terá saido das linhas de montagem da FAMEL terá sido a Famel Xf17.
Equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a ar ou água, esta motorizada teve o seu auge no final dos anos 70 aos meados dos anos 90. É considerada por muitos um mito, sendo actualmente alvo de grande procura para restauros.
Também o modelo xf 21, que teve o seu auge no final da década de 80 existia nas cores vermelho e em preto. Era uma motorizada robusta e bastante rotativa, tal como sua quase idêntica xf17, esta xf21 era equipada de carburador bing 21, motor Zündapp de 5 velocidades, e nas últimas edições da famel xf 21 já era constituída por volante electrónico que substituía os platinados.
Outra das grandes relíquias portuguesas da Famel, foi também a Famel XF-25 (Feeling), equipada com motor Zündapp de 5 velocidades.

Race Café.

Hoje vou falar um pouco sobre as motos Race Café.

O termo começou a ser usado em 1960 no Reino Unido com os Britânicos, bom as motos eram compradas originais e transformadas, como as choppers, que eram removidas peças para reduzir o peso da moto, com isso ajuda na performance das motos. "Race Café" surgiu originalmente como um insulto de entusiastas da motocicleta para os pilotos que acreditavam "corredores de estrada", mais eles apenas estacionavam em frente a cafés. Eram motos que só eram utilizadas para passeios rápidos de um café ou um bar para outros pontos da cidade.